sábado, 27 de outubro de 2007

Marketing de Inovação: é o que traz valor na atualidade

Em tempos de conexão digital, a velocidade é um dos atributos de relacionamento empresa-cliente que vai disparando entre os mais valorizados pelo mercado.

O marketing vem estudando como agregar valor aos produtos ao desenvolver "compostos de ingredientes" para cada produto ou serviço, o que foi chamado de Marketing Mix. A fórmula dos 4ps está entre a mais consagrada, sendo os seguintes ingredientes "misturados" pelos profissionais de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Para entender o valor do item Praça (ou Distribuição) basta saber que um garrafa de água no deserto (se tiver alguém e com dinheiro para comprar) será mais cara que na beira do riacho.

O valor do Produto todos vêem, é fácil, tem que durar, ser confiável, fazer o que se propõe.

O valor do preço? É isso mesmo, tem estratégias de preço que alteram o valor percebido pelo consumidor: financiamentos, descontos, "preço da impressora x preço do cartucho", preço dependendo do tamanho do pedido, preço do frasco pequeno e do frasco grande...

E ainda tem a comunicação (Promoção), que é excelente maneira de um produto adquirir escassez. Esta escassez que é a premissa do valor na lei de oferta e procura. Ou seja, antes de comunicar tinha muita oferta para pouca demanda. Depois de comunicar o produto passou a ter mais procura que oferta, e logo lucramos mais, pois ninguém mais pediu desconto: - o vendedor dizia, leva logo que vai acabar...

E o tema inicial, velocidade? Pois é. Não está adiantando mais nada disto se a empresa ou o prestador de serviço não for veloz. VELOCIDADE para prestar o serviço, para entregar o produto, e para melhorá-lo rápido, de modo que a concorrência copie sempre a versão anterior. E assim, o seu produto continue vendendo: escasso e desejado.

Nenhum comentário: