terça-feira, 6 de novembro de 2007

Como ganhar dinheiro na Web

Encerrada a pesquisa sobre o próximo post, o tema vencedor foi, com 2 (dois!) votos, "como ganhar dinheiro na web".

Para tentar abordar o assunto de forma diferente, podemos lembrar algumas abordagens válidas e com as quais eu concordo. Primeiro é preciso ter paixão. Não adianta querer ganhar dinheiro, pensando só no dinheiro. É preciso ter o sentimento de serviço, de satisfação com o negócio em si. Segundo, é preciso pensar num modelo de remuneração, um modelo de lucratividade. No caso dos blogs, este modelo passa pela adesão, por exemplo, a programas de afiliados.

Já abordei o assunto anteriormente, que penso que quem ganhará dinheiro é quem vende pás e picaretas na web, notícia comentada pelo blogueiro Luiz Lailo, o primeiro a inaugurar os comentários por aqui, neste início cronológico do ehValor. Apenas para registro.

A questão então tem necessariamente que ver com a demanda. Este é meu ponto, hoje. Maior demanda, maior chance de ganhar dinheiro. Produzir conteúdos em inglês (ou chinês, mas principalmente em inglês), por exemplo, tem mais chances de produzir resultados monetários na Internet, que mesmos conteúdos produzidos em português: pelo volume de pessoas, e de dinheiro que trafega.

É claro que não tenho o argumento de autoridade para falar sobre o tema, afinal não sou um dos milionários da Internet. Mas é uma questão de raciocínio. E talvez só falte achar a paixão e a vocação para acontecer. E, se não for comigo, que seja com um dos leitores.

Primeiro, é uma possibilidade real ficar milionário na Internet (mas também fora dela). Se você vender um produto com uma margem de lucro de R$1,00 para um milhão de pessoas. Voilá! Está feito o primeiro milhão.

Voltando a questão da demanda, não está descartado o conteúdo em português, pois aqui também temos economia e consumidores. Mas há que ser um tema que desperte a atenção de uma quantidade significativa de pessoas.

Por exemplo futebol, é um tema apropriado para discutir no Brasil. Vender camisas oficiais, e até mesmo autografadas, de jogadores e de times. Além dos produtos agregados, bolas, jogos de botão, adesivos. Ou seja, é um tema que tem demanda. É possível ficar milionário com artigos de futebol.

O mesmo para itens assemelhados, como artigos religiosos. Assemelhados em demanda, muito bem entendido. Ou seja, um site, um blog, com estes assuntos tem uma demanda que já está aí, pronta.

Outros podem pretender formar demanda. Por exemplo falar em Ufologia, poesia de cordel, e outros assuntos de menor repercussão, é trabalhar para formar demanda. Se for coisa do tipo missão de vida. Ótimo. O dia em que os ETs pousarem por aqui. E há quem diga que vai ser logo. Você torna-se uma referência no assunto, vai sair no fantástico, e pode capturar parte do valor do bolo.

O meu problema para ganhar dinheiro na web, é o mesmo da maioria das pessoas. Nós não gostamos de assuntos de massa, mas de nicho. Ou seja, temos paixões específicas, muito recortadas e delimitadas, que não são de interesse geral e irrestrito. Ao mesmo tempo, este potencial a Internet tem! Só lembrar da teoria da cauda longa. Mas para isto são os agregadores de conteúdo, os indexadores é que estão na frente da corrida pelo dinheiro na web, pois permitem achar as agulhas no palheiro.

Mesmo os blogs de sucesso, podem ser vistos como indexadores. Eles vão à maneira de "críticos literários" da web, indexando as novidades, e neste caminho angariando leitores.

De qualquer maneira, outro item da equação, que pode ser detalhado em outro momento. É discutir o modelo de sucesso. Onde é que seu negócio captura o valor. Pode ser com o fluxo de pessoas. É um modelo. Pode ser com a venda. Outro. Pode ser com indicação de produtos e serviços. É outro modelo. Pode ser com a produção de conteúdo, que vai ser reproduzido, e com o devido crédito. E também pode ser, com modelos colaborativos de crescimento, onde a própria comunidade virtual produz os serviços ou o conteúdo.

É certo que todo mercado com alto índice de crescimento. E a Internet é um mercado assim, dá margem para algumas ondas de moda. E quem surfar primeiro na crista, vai mais longe. Mas, não esqueçam a paixão.

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